Pesquisadores de segurança notaram um aumento em dispositivos infectados com um malware chamado True Bot, criado pelo grupo de hackers Silence. Eles são conhecidos por armar grandes golpes a instituições financeiras e por inovarem as técnicas de phishing.
O grupo está utilizando uma nova ferramenta personalizada para coletar dados, chamado Teleport. Em análise dos últimos meses, o grupo está entregando o ransomware chamado Clop, associado a outro grupo de hackers chamado FIN 11, a suas vítimas, segundo o BleepingComputer.
Em novembro, o grupo teve como objetivo os servidores Windows, expondo serviços de compartilhamento de redes e dados na internet pública. Os pesquisadores apontam mais de 500 infecções ocorridas, contando cerca de 75% dos usuários nos Estados Unidos (EUA).
O Truebot é um módulo de primeiro estágio que pode coletar informações básicas e fazer capturas de tela. Ele também filtra informações de relações de confiança do Active Directory, um serviço que armazena informações sobre objetos em redes de computadores e que ajudam o agente da ameaça a planejar a atividade pós-infecção.
Pesquisadores da empresa de segurança cibernética Group-IB rastreiam atividades deste grupo desde 2016 – quando os cibercriminosos tiveram uma tentativa frustrada de invadir um branco, e não conseguiram roubar dinheiro devido a um problema na ordem de pagamentos.
O invasor atingiu o mesmo alvo novamente e começou a monitorar a atividade do operador do banco, fazendo capturas de tela e streaming de vídeo do sistema infectado para aprender como funciona o procedimento de transferência de dinheiro.
Você já passou por algum incidente de segurança - Comenta aqui abaixo deste artigo
#contabilidade #irpf2023 #ImpostodeRenda #lgpd #protectionday2024 #somaxigroup #protecaodedados #direitodigital #compliance #fujadospiratasdalgpd #gotoresult #g20protecaoeprivacidade #anppd #anpd #evangelizar #conscientizacao #ciberseguranca #anadd #ibraspd #ibctd
PARCEIROS
Plataforma de Gestão 4.0 o ERP mais completo com custo benefício que atende do MEI ao EPP sem muita compliação e facilidade de integração por utilizar plataforma SaaS - Clique e saiba mais, "Condições especiais para contabilidades".
Plataforma de Gestão de LGPD descomplicada que cabe no seu bolso, atende do MEI ao EPP com fácil utilização, plataforma SaaS - Clique e saiba mais.
Entregue a adequação de sua empresa para a SOMAXI, e descubra porque somos a empresa que chegou para somar!
Damiao Oliveira - COO/DPO - Somaxi Group
Certificação em Segurança Proteção e Privacidade de Dados
Jornalista - DRT 6688/SC
Comments